5 motivos para conhecer a Bahia

O Brasil, em toda sua extensão, tem em seu território uma grande variedade de atrativos turísticos, como praias paradisíacas, cidades históricas e festas de cultura exuberante. Uma das dicas mais recomendadas para quem busca tudo isso em um só lugar, além de descanso e belas paisagens, é aproveitar os dias de folga e conhecer a Bahia.

O estado é um dos maiores do país, famoso por seus mais de mil quilômetros de litoral, por ser berço de marcos da história nacional e por manifestações culturais que não se encontra em nenhum outro lugar. Se você procura pelo destino ideal para passar suas férias, não pode deixar de conferir esses 5 motivos para visitar o estado baiano:

1 – As praias mais bonitas do Brasil

Percorrer o litoral baiano é algo a ser feito em etapas. Isso porque são centenas de quilômetros de cenários incríveis, águas azuis e uma grande variedade de belezas naturais. Para quem quer descansar com os pés na água, mergulhar junto aos peixes ou navegar em águas claras, as praias da Bahia têm tudo o que se precisa para as férias perfeitas, de regiões badaladas a paraísos escondidos. Entre as praias baianas listadas como mais bonitas do Brasil está Taipus de Fora, na Península de Maraú, onde é possível mergulhar entre os corais e conhecer de perto as maravilhas da vida marinha local. Quem visita a região não pode deixar de conhecer a praia do Cassange e a de Algodões.

2 – Turismo de aventura

Conhecer a Bahia inclui percorrer regiões com fauna e flora exuberantes, além de cânions e grutas impressionantes. Entre os pontos de ecoturismo mais conhecidos do estado está a Chapada Diamantina, uma área repleta de serras, trilhas e cachoeiras, que atraem aventureiros de todo o mundo. Quem gosta de explorar e conhecer lugares diferentes não pode deixar de visitar as dezenas de cachoeiras e cavernas espalhadas por todo o estado. A Baía de Camamu, por exemplo, é a maior baía ecologicamente preservada do Brasil, e conta com ilhas paradisíacas, com a Ilha da Pedra Furada, a Ilha do Goió e a Ilha de Sapinho, entre diversas outras. A região também abriga a Cachoeira do Tremembé, única da Bahia a desaguar no mar.

Experiências únicas que só a Bahia proporciona.

3 – Marcos históricos

O lugar por onde os portugueses chegaram ao Brasil guarda diversas marcas da história do país. Pela chamada Costa do Descobrimento existem praias, monumentos e locais marcantes que contam um pouco de como teve início a rica cultura brasileira. Os amantes da história podem visitar construções coloniais pelas cidades de Porto Seguro, Trancoso e Caraíva, além de se encantar com as praias e paisagens que tiraram o fôlego dos descobridores.

4 – Cultura surpreendente

Os baianos carregam consigo uma das culturas mais ricas e diversificadas de todo o Brasil. Conhecer a Bahia significa vivenciar os hábitos e a hospitalidade de um povo que possui características próprias, marcadas pela miscigenação e pela alegria marcante. Manifestações religiosas e musicais dominam todo o estado, conhecido internacionalmente pelas cores e exuberâncias do Olodum, do Senhor do Bonfim e da festa de Iemanjá. A gastronomia baiana também se destaca mundialmente: famosa pela cultura do dendê, que marca a presença do azeite nos pratos típicos e dá nome à Costa do Dendê, onde fica o paraíso ecológico da Península de Maraú.

5 – Agito o ano inteiro

Por ter um clima tropical e temperaturas elevadas em todos os meses, não existe época ruim para conhecer a Bahia. Seu povo alegre e suas belezas naturais atraem turistas em qualquer estação, com temporadas culturais mais movimentadas durante épocas como as de carnaval e festas juninas. Além delas, qualquer período de férias ou feriado já é motivo suficiente para reservar alguns dias e conhecer os encantos proporcionados pela Bahia.

Resultado de imagem para peninsula de maraú

Conhece outros motivos para visitar a Bahia? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>